Total de visualizações

Visite nossa Fan Page

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Viagem de trem ao litoral guarda cenários exuberantes

Marcelo Elias/Gazeta do Povo

Marcelo Elias/Gazeta do Povo / Saindo de Curitiba, logo depois de cruzar as cidades de Pinhais e Piraquara, chega-se ao túnel da estação de Roça Nova, considerado o maior dos 14 túneis do trajeto, com 457 metros comprimento. É o ponto mais elevado da linha férrea, a 955 metros acima do nível do mar. Ali se inicia a descida da serra. É onde começa a aparecer a bela vegetação que será vista ao longo da ferrovia.
Saindo de Curitiba, logo depois de cruzar as cidades de Pinhais e Piraquara, chega-se ao túnel da estação de Roça Nova, considerado o maior dos 14 túneis do trajeto, com 457 metros comprimento. É o ponto mais elevado da linha férrea, a 955 metros acima do nível do mar. Ali se inicia a descida da serra. É onde começa a aparecer a bela vegetação que será vista ao longo da ferrovia.
Registro fotográfico do passeio de litorina revela recantos e paisagens escondidas no meio da 
22/02/2012 | 17:02 | ANNA PAULA FRANCO


Morretes - A descida da Serra do Mar de trem é histórica: a ferrovia Paranaguá-Curitiba completa 127 anos de operação em 2012. Inaugurada em fevereiro de 1885, a estrada de ferro foi construída pelos irmãos Antonio e André Rebouças e foi um desafio à engenheria na época, diante das dificuldades previstas no traçado.
Foram cinco anos de obras e nove mil operários recrutados para a tarefa, muitas vezes desacreditada por especialistas na época. Hoje, mais de um século depois, os 110 km da ferrovia estão em plena operação. Além colaborar no escoamento da produção do estado, a ferrovia também é usada para transporte de passageiros, em passeios turísticos.
O percurso, explorado pela Serra Verde Express desde 1997, dura três horas e revela as belezas da Serra do Mar. Também mostra ao turista 450 obras de engenharia entre pontes, túneis e viadutos, como a Ponte São João - construída com 402 toneladas de aço belga e a 55 metros do chão - e peloViaduto do Carvalho - construção com cinco vãos fincados na própria rocha.
O repórter fotográfico Marcelo Elias captou um pouco da natureza exuberante dos vales e penhascos. Confira o slide show.
O jornalista viajou a caminho da Serra Verde Express.

Nenhum comentário: