Total de visualizações

Visite nossa Fan Page

sábado, 17 de março de 2012

Aniversário do Porto de Paranaguá: 77 anos

Rodrigo Leal / APPA
Rodrigo Leal / APPA /


25/11/2011 | 00:02
A baía de Paranaguá pode ser considerada a porta de entrada do estado do Paraná. Foi por ali que chegaram os primeiros colonizadores, vindos do litoral sul de São Paulo, e os imigrantes europeus. Desde 1646, o atracadouro da cidade já foi chamado de Porto Nossa Senhora do Rosário, Porto do Gato, Porto d’Água, Porto dos Padres, Porto da República e Porto D. Pedro II. Houve também o Porto de Nhá Laurinda e o Porto do Saracura, do outro lado do Rio Itiberê. A primeira concessão do Império para exploração portuária na cidade foi dada em 1872, para que a iniciativa privada assumisse a construção do novo atracadouro. Durante décadas, questões políticas dividiram as autoridades para a instalação do equipamento entre Paranaguá e Antonina, até que em 1917, a concessão foi transferida para o governo do estado. Somente em 24 de novembro de 1916 é que o atual porto de Pa­­ranaguá (foto) começou a ser construído. A inauguração oficial foi em 17 de março de 1935.
Fonte - Gazeta do Povo



História do Porto de Paranaguá


O maior porto graneleiro da América Latina começou sua história no antigo atracadouro de Paranaguá, em 1872, com a administração de particulares. Em 1917, o Governo do Paraná passou a administrar o Porto de Paranaguá que recebeu melhorias que possibilitaram sua ascensão a maior Porto sul-brasileiro. 

Sua inauguração aconteceu em 17 de março de 1935, com a atracação do Navio “Almirante Saldanha”.

Em 11 de julho de 1947 foi criada a Autarquia Estadual que levou o nome de Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). 

Atualmente, o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégia a uma das melhores Infra-estruturas portuárias da América Latina. Entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão: Soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos.

No contexto histórico do Estado do Paraná, o Porto de Paranaguá foi a porta de entrada para os primeiros povoadores do Paraná, e desde a segunda metade do século XVI, o Porto sempre foi o principal exportador da região que mais produz produtos agrícolas do Brasil.


Navio Almirante Saldanha
Primeiro Navio Atracado
Fonte - Site APPA

Nenhum comentário: