A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina abriu, no
último dia 09, sindicância para apurar eventual diferença no volume de carga
embarcada no navio M/V Fortune Clover. O Navio chegou a Paranaguá para carregar
60.500 toneladas de soja com destino a China, através dos terminais portuários
privados da Cargill, Cotriguaçu e AGTL, todos interligados ao cais público do
Porto de Paranaguá através do Corredor de Exportação.
A sindicância foi aberta para investigar eventual diferença
entre o peso total apurado nas balanças dos terminais privados e a manifestação
do comandante do navio de falta de aproximadamente 1.800 toneladas de soja.
Segundo a diretoria da APPA, a eventual diferença ocorreu em
terminais privados que detêm concessão da APPA e autorização da Receita Federal
para realização destes serviços. "Cabe a APPA, na condição de Autoridade
Portuária, fiscalizar o exercício da atividade portuária realizado por seus
arrendatários e principalmente zelar pelos interesses de exportadores e
importadores", afirmou o superintendente Luiz Henrique Dividino.
Os resultados da sindicância deverão ser conhecidos em 30
dias. Se forem constatadas não conformidades no carregamento deste navio, serão
aplicadas as sanções estabelecidas nos contratos de arrendamento, no
Certificado de Operador Portuário, sem prejuízo das demais penalidades
previstas em lei.
Nas últimas semanas, a APPA deu início à implantação de um
novo programa de Monitoramento, Controle e Fiscalização de todas as operações
portuárias com propósito de sanear possíveis distorções que possam afetar a boa
imagem e credibilidade dos Portos do Paraná no mundo.
Fonte - Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina
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