Total de visualizações

Visite nossa Fan Page

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ação Global recebe 45.500 pessoas em São José dos Pinhais e Paranaguá

A população teve acesso a serviços de saúde, cidadania, educação, cultura e lazer (foto: Mauro Frasson)
Cerca de 45.500 pessoas participaram neste sábado (05) da Ação Global, mutirão de cidadania que o Sesi e a Rede Globo realizaram em São José dos Pinhais e Paranaguá. Mais de 100 parceiros, entre empresas, entidades, prefeituras e governo do Estado enviaram voluntários aos dois eventos para atender a população com serviços de cidadania, educação, saúde, lazer e cultura. No total foram 1060 pessoas prestando trabalho voluntário.
Confira a galeria de fotos de São José dos Pinhais e a de Paranaguá.

A procura por serviços de emissão de documentos foi uma das principais demandas da população em São José dos Pinhais, onde o evento aconteceu nas instalações da Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec). Os estudantes de Direito da faculdade atenderam o público com serviços jurídicos, também um dos mais procurados.
O ator Carlos Machado esteve em São José dos Pinhais e fez exames médicos (foto: Gilson Abreu)
Os atores globais Carlos Machado e Poliana Aleixo estiveram em São José e doaram sangue, fizeram exames de saúde e de avaliação bucal. A presença dos atores movimentou ainda mais o evento.
?A opção de fazer um dos eventos da Ação Global em São José dos Pinhais se deve à ação intensa que a Federação tem tido nos últimos anos no município?, disse o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo. ?Está aqui a maior unidade do Colégio Sesi e também a Famec, que pertence ao Sistema Fiep. Além disso, temos o compromisso de estender ainda mais a atuação do Sesi, Senai e IEL no município, já que nossa prioridade é a educação?, disse ele na abertura oficial do evento com a participação do prefeito Ivan Rodrigues e dirigentes do Sesi, Senai e Famec.
?É uma honra para São José dos Pinhais sediar a Ação Global?, disse o prefeito Ivan Rodrigues. Segundo ele, o município vem procurando fazer as  parcerias para que todos possam realizar o sonho de uma sociedade mais justa e fraterna. ?A Ação Global simboliza a missão conjunta que nos une, que é a cidadania?, disse o diretor acadêmico da Famec, Ubiratan de Mattos.
Paranaguá ? O presidente do Sistema Fiep esteve também na Ação Global em Paranaguá, junto com o prefeito José Baka Filho e o comandante da Capitania dos Portos do Paraná, capitão José Henrique Corbage Rabello.
Campagnolo enfatizou a importância do evento em Paranaguá lembrando que a iniciativa está dentro de uma parceria que o Sistema Fiep tem com a Capitania dos Portos, que envolve, entre outras iniciativas,  ações de educação profissional. ?É importante lembrar que Paranaguá é uma das prioridades do  Sistema Fiep para a expansão dos nossos serviços?, disse ele.
Segundo o prefeito Baka Filho, a iniciativa abre as portas da cidade. ?As pessoas precisam desse tipo de integração, cidadania e resgate social?, disse ele. ?Para reunir todos esses parceiros nada melhor que a força da Fiep. E a prefeitura está aqui presente?, afirmou.
O comandante da Capitania dos Portos afirmou que a Ação Global é um projeto já sedimentado e reconhecido como forma de inclusão social dentro das diversas regiões onde atua. Assim, procurei o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e sugeri a realização do evento em Paranaguá?, contou ele. ?Campagnolo aprovou e o evento foi feito ainda dentro da Capitania dos Portos, que é um ponto de acesso ao público, à comunidade que procuramos atender, desde aquaviários, pescadores, gerência dos cursos dos portuários, bem como toda parte de inativos e pensionistas da marinha da minha área de jurisdição?, afirmou o capitão.
A Ação Global em Paranaguá recebe moradores da ilha de Valadares e de toda a comunidade do entorno da Capitania dos Portos, onde o evento acontece. São prestadas informação e orientação sobre emissão de documentos, além de serviços de saúde como acuidade visual, aferição de pressão arterial, vacina contra a gripe, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e tuberculose. Tem também  ação de educação no trânsito, orientação sobre prevenção de acidentes domésticos.
“Com a Ação Global fica bem mais fácil obter vários serviços, pois tudo é concentrado num mesmo lugar?, disse Marilda do Rocio Barbosa. Já Rosilene das Neves foi com a filha e o marido em busca de exame de vista e orientação jurídica, além de encaminhamento do CPF. O aposentado Manoel Galdino Filho aproveitou para verificar a pressão arterial e cortar o cabelo. ?Isso aqui facilita muito a vida da gente?, elogiou.
O presidente Edson Campagnolo cumprimenta o casal que formalizou união na Ação Global (foto:Gilson Abreu)
Casamentos ? Em São Jose dos Pinhais um dos pontos altos da Ação Global foi o casamento coletivo que uniu dez casais. Os noivos Gislaine Fernandes e Willian Marcondes Castilho formalizaram a união na solenidade de abertura da Ação Global e dançaram a valsa logo após o ?sim? perante a juíza Ilda Moritz. Eles representaram todos os casais do dia. ?É uma oportunidade para quem não tem condições de arcar com as despesas de um casamento?, disse Gislaine.
A jovem Vanessa Cristina Duarte, de 14 anos, aproveitou a  Ação Global para fazer a carteira de identidade  e a carteira de trabalho. ?Quero logo começar a trabalhar e vou precisar destes documentos?, disse ela. Luciana Assis de Souza procurou o atendimento do INSS para buscar informações sobre o auxílio reclusão. Luciana tem cinco filhos menores, de 4 a 14 anos, o ex-marido cumpre pena e ela está requerendo o benefício a que tem direito. ?Foi muito bom porque aqui consegui esclarecer todas as dúvidas e recebi as informações que precisava?, disse.
Entre os que procuravam serviços jurídicos prestados pelos acadêmicos da Famec estavam Claudinei Montanini e a Rosa Maria Leonor. Separados há 15 anos, eles foram encaminhar o pedido de divórcio. ?É importante regularizar a situação?, disse Claudinei. Já Lidia de Oliveira foi à Ação Global para regularizar a guarda do sobrinho, de quem cuida desde os primeiros meses. ?Hoje o menino tem doze anos e há tempo eu queria regularizar a situação. Esta oportunidade da Ação Global é única. Estou muito feliz?, contou.
Parceiros ? A Copel levou ao evento uma verdadeira agência de atendimento personalizado ao cliente, com fornecimento de 2ª via de contas, parcelamentos, autorização de cadastro. Os voluntários do INSS atenderam ao público com orientação sobre contagem de tempo de contribuição, salário maternidades, auxílio doença, pensão.
A Faculdade Evangélica de Medicina levou vinte estudantes para atender a população com teste de glicemia, aferição de pressão, orientação sobre alimentação saudável, gravidez na adolescência e tabagismo. ?A Ação Global é uma via de duas mãos, pois a população recebe o atendimento e os nossos alunos têm a oportunidade de vivenciar a realidade?, disse Adriana Riede.
A Drogaria Nissei, em parceria com a Johnson, doou material para os testes de glicemia. Além disso, a Nissei levou o grupo de voluntários ao evento, a maioria pessoas da terceira idade que fizeram esculturas em balões para distribuir às crianças presentes no evento. O grupo de palhações ? Risologistas, que tem o patrocínio da Nissei, também participou do evento.
O Senai de São José dos Pinhais ofertou minicursos de marchetaria, técnica que usa lâminas de madeira para agregar valor a móveis e fabricar artesanato. ?Com essa técnica é possível produzir tabuleiros de xadrez, quadros, símbolos e outros artefatos?, explicou Riverson Tobias do Vale, instrutor do curso de marcenaria do Senai de São José dos Pinhais. ?Além de gerar renda para o cidadão, essa atividade ajuda a utilizar os rejeitos da indústria moveleira?, explicou ele.
O Sesi, além da organização geral do evento, participa com o Cozinha Brasil (programa que orienta sobre alimentação saudável) e serviços de acuidade visual. O Sinduscon/Seconci levou serviços de orientação sobre saúde bucal. A Polícia Militar, os Bombeiros e a Guarda Municipal participam com exposição de equipamentos de segurança.
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário: