Porto movimentou 4,5 milhões e meio de toneladas de soja.
Aumento é em relação ao primeiro bimestre de 2012.
O porto de Paranaguá, no litoral doParaná, apresentou um aumento no volume de exportação de grãos entre janeiro e junho de 2012 de 13%, em relação ao mesmo período de 2011. Somente de soja, o porto movimentou 4,5 milhões e meio de toneladas. Os embarques de navios também tiveram aumento de 35% no mesmo período.
Segundo o diretor técnico do Porto de Paranaguá Paulinho Dalmaz, um dos motivos que resultou no crescimento é que o mercado internacional está mais aquecido e com isso, os preços estão em alta. "O porto tem retomado muitos exportadores que tinham saído de Paranaguá e ido para outros portos. A soja exportada aqui é proveniente de todo o Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul".
saiba mais
A seca prejudicou a produção da última safra de soja e mais de três milhões de toneladas de grãos deixaram de ser colhidas. Atualmente o preço é considerado um dos melhores da história do país e saca está sendo vendida por cerca de R$ 60. O preço bom deve compensar o prejuízo da última colheita.
O secretário de agricultura Nornerto Ortigara disse que o Porto de Paranaguá precisa ter investimentos consistentes, como a duplicação da velocidade de embarque das correias, por exemplo. Eu espero que atual direção encare isso com muita competência e afinco."
Fonte - G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário