Unidade vai beneficiar cerca de 50 crianças da localidade. Espaço tem três salas, cozinha e banheiros e está localizado em Nova Brasília. Na quinta-feira haverá inauguração de outro CMEI, desta vez em Encantadas.
A Ilha do Mel está em festa. A localidade recebeu o primeiro Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Paranaguá fora da área urbana. A unidade, que fica em Nova Brasília, tem capacidade para atender a 50 crianças, conta com três salas de aula, cozinha e banheiros e teve custo de R$ 188 mil. A cerimônia de inauguração ocorreu na manhã desta terça-feira (dia 3) e reuniu o prefeito José Baka Filho, o vice-prefeito Fabiano Vicente Elias, secretários municipais e membros da comunidade insulana.
O CMEI tem o nome Maria de Paula Gonçalves, que na Ilha do Mel era conhecida como Vó Maria e morava na Praia Grande. Familiares dela participaram do evento. O filho da patrona, Valdomiro Gonçalves, o popular Peri, foi homenageado.
O prefeito disse que hoje era “um dia importante porque estamos colocando aqui mais um equipamento público, assim como os demais que temos: escola, posto de saúde, estação de tratamento de água, estrutura que a Prefeitura tem em atendimento aos munícipes, porque a Ilha do Mel é parte integrante do território de Paranaguá”. “Fazemos também investimentos em limpeza, segurança e Correios, o ano inteiro”, destacou.
Para Baka, “a obra não é só conjunto de paredes de alvenaria e madeira, traz preocupação com pessoas, cuidado que temos tido principalmente com o cidadão mais frágil e que tem que ser mais cuidado, que são nossas crianças”. O prefeito lembrou que Paranaguá possuía 5 creches quando assumiu, em 2005, e que tem hoje, com a inauguração, um total de 21, chegando a 22 na quinta-feira, quando haverá entrega do segundo CMEI da Ilha do Mel, desta vez em Encantadas. Outras três estão prestes a serem construídas, sem contar as mais cinco do programa Brasil Carinhoso, do governo federal.
Investimentos na escola em tempo integral, redução da desnutrição infantil, o conjunto de ações com os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), a redução do índice de mortalidade infantil e o fortalecimento e criação de conselhos municipais estão entre outras ações destacadas por Baka que devem ser comemoradas, bem como o prêmio que ele recebeu da Fundação Abrinq como Prefeito Amigo da Criança.
De acordo com o vice-prefeito, participar daquele momento, “entregando um conjunto de educação infantil numa localidade tão distante do centro da cidade, para nós é uma satisfação”. Fabiano Elias disse que comunidade sempre reivindicou essa unidade e aproveitou para lembrar a vivência de alguns familiares na localidade. “Estar aqui é uma satisfação muito grande. A Ilha do Mel é a nossa jóia, nossa preciosidade particular. Parabéns aos que participaram da construção deste CMEI aqui”, completou.
Quem ficou bastante emocionada com a conquista foi a administradora regional da Ilha do Mel, Suzane Albino. “A comunidade está muito feliz de receber a creche. Foi um sonho que muita gente não acreditava que fosse realizado. Foram seis anos de luta e a gente sente que vai ser um antes e um depois para nossas crianças, que vão ter a mesma oportunidade das que estudam na zona urbana. As mães poderão sair de suas casas e deixar seus filhos num lugar bacana para trabalhar”, explicou.
A secretária municipal de Educação, Roselena Scremin Corrêa, disse que há momentos únicos na vida em que sonhos se concretizam graças ao empenho de pessoas que trabalharam e não mediram esforços. Ela agradeceu as secretarias que ajudaram na realização da obra. “As coisas acontecem porque pessoas têm boa vontade de atender a comunidade. Este centro que hoje inauguramos é o primeiro fora da área urbana. Espero que as crianças que aqui vierem sejam tratadas com todo amor e carinho, tenham primeiras noções de cidadania e valores”, salientou.
A dona de casa Vanessa Bispo Medeiros, de 30 anos, mãe da pequena Luíza, de apenas dois, está feliz com a inauguração. “Agora vou poder arrumar um emprego, principalmente na temporada, porque já terei um lugar seguro para deixar minha filha. É uma conquista grande para nós”, declarou. Para o presidente Associação dos Nativos da Ilha do Mel e da Ponta Oeste, Hélio da Silva, o momento era para agradecer. “É mais um marco que está sendo inaugurado em nossa comunidade. Muita gente batalhava e discutia por essa creche e hoje está aqui nosso prefeito inaugurando a creche para todo mundo”, comemorou o morador.
As aulas no novo CMEI começam após o período de férias escolares, no início de agosto. Crianças a partir de seis anos poderão ficar na unidade o dia inteiro e terão quatro refeições, além de estimulação de aprendizagem. Todas receberão uniforme escolar antes mesmo de iniciar o período letivo.
Fonte - Prefeitura Municipal de Paranaguá - Jornalista: Osvaldo Capetta
Nenhum comentário:
Postar um comentário