Filas, que também se deveram a uma queda de energia no pátio de estacionamento, chegaram a 11 quilômetros. Appa prevê normalização da operação ainda nesta terça
A Appa trabalhou durante a manhã para a normalização da situação com a previsão de que entre 10h e 11h desta terça não houvesse mais filas. Ao meio dia e meio, no entanto, seis quilômetros de caminhões se enfileiravam antes do complexo portuário.
Navios também enfrentam filas
Nesta terça-feira, o Porto de Paranaguá tem 105 navios ao largo, que esperam para poder atracar. O terminal de cargas é dividido por setores, e alguns deles registram maiores filas. O corredor de exportação granel, por exemplo, possui 13 navios em cada um dos chamados berços. Em duas, das quatro divisões destinadas aos fertilizantes, a fila é de 19 embarcações.
De acordo com a Appa, uma das principais causas das filas é a falta de programação da carga. Nesta segunda-feira, 33 navios estavam no corredor de exportação. Destes, apenas 30% tinham a carga programada. Os outros 70% não podem atracar até que o carregamento total seja liberado, o que causa as filas.
Conforme informações da Appa, os terminais Centro Sul e Louis Dreyfus tiveram problemas logísticos e trabalharam abaixo do normal durante esta segunda-feira. A capacidade total de veículos no estacionamento do Porto é de mil veículos de carga, mas, por dia, ocorre o atendimento de 1,8 mil.
Quando um dos terminais de descarga apresenta problemas, acontece o acúmulo e a geração das filas. O saldo de veículos atendidos no setor do porto nesta segunda-feira foi de 1.446.
Conforme informações da concessionária Ecovia, que administra o trecho da BR-277, ao meio dia e meia os caminhões estavam sendo liberados e as filas no local somavam seis quilômetros, já com caminhões que chegaram ao local nesta terça.
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