Você vai conhecer também a Ilha do Mel, encravada na baía de Paranaguá, um paraíso ecológico que resiste ao progresso e à movimentação de um dos maiores portos do país. Nossa equipe mostra que a ilha, que já esteve ameaçada de se partir em duas, agora está até crescendo de tamanho.
E mais: você vai conhecer os mistérios da Gruta das Encantadas, onde , segundo os nativos da ilha, sereias tomavam conta do lugar. Vai acompanhar ainda os cuidados de uma bióloga, que fotografa e estuda os botos da região. E não esconde a emoção ao ver de perto o salto de um boto para apanhar um peixe na água.
Nesta quinta, Globo Mar revela maravilhas da Mata Atlântica do litoral do Paraná
Veja ainda:
O Globo Mar vai ao ar nesta quinta-feira, dia 3 de maio, depois de “As brasiExtra! Extra! Marinheiro de primeira viagem senta na janelinha!
O primeiro Globo Mar a gente nunca esquece. Sou editor do Jornal Nacional e recebi o convite com muito entusiasmo. Na verdade, era um sonho antigo: sempre gostei do mar e gravar um programa juntando três paixões ( jornalismo , TV e mar ) seria o máximo. O desafio: encontrar os meros , peixe gigantesco que andava sumido das costas brasileiras e que agora, por causa de um projeto que começou na Universidade Federal do Paraná , estava dando o ar da graça perto dos chamados recifes artificiais (peças de concreto jogadas no mar para recuperar a fauna e a flora marinha). Vamos nessa, encarar o peixão!
Partimos de Caiobá, litoral do Paraná. A equipe formada por Ernesto Paglia, a dublê de editora de imagens e produtora, Gisele Machado, os repórteres cinematográficos Dennys Leutz e Fernando Calixto, os técnicos Fábio Fernandes e Marcílio Menezes, o operador de áudio Leandro Araújo e o professor da Universidade Federal do Rio, nosso consultor, Marcelo Vianna.
Minha primeira preocupação: será que vou enjoar? Sim, caros amigos, para fazer parte da tripulação do Globo Mar, lição número um, é necessário ter estômago ou melhor, não ter….porque o nosso meio de transporte balança, balança e balança. É um sobe e desce tresloucado. E de saída, encaramos uma lancha da equipe de mergulho que ia nos acompanhar que cortava o mar, com muita velocidade. A lancha pulava e pulava. Chacoalhava e chacoalhava. Balançava e balançava… Sei lá, mesmo que eu encontre todos os sinônimos da língua portuguesa, vocês não vão conseguir entender o que é essa experiência. Só sentindo ou melhor, quicando….Mas todos resistiram bem.
E o Paglia fez o primeiro mergulho. Ele retornou entusiasmado do encontro com o Mero… Partimos e depois de navegar num barco em que havia um furo, tampado com saco plástico (vocês vão ver no programa a insólita navegação), voltamos para o nosso lar, o barco Escorpião. No arquipélago dos Currais, uma experiência inesquecível: milhares, milhares e milhares de pássaros. Num dos extras do programa (que será publicado nesta página, após a exibição de quinta-feira), vocês vão acompanhar o Paglia e o professor Marcelo num passeio em volta das ilhas. Demais!
Depois dos meros e dos recifes artificiais, o Escorpião chegou a Ilha do Mel. O programa vai mostrar curiosidades deste paraíso localizado na baía de Paranaguá. Vocês vão ver que a ilha já esteve ameaçada de ser partida em duas e que agora, está , vamos dizer assim, engordando… Claro que a ilha tem um farol e , claro, que tínhamos que subir até lá para curtir a bela paisagem e entender esse regime de “engorda” da ilha……Degraus, carrega o equipamento, degraus, sol quente, degraus, olha o tripé, degraus, segura a câmera, degraus…..ufa, chegamos lá e a vista foi uma recompensa. Lição número dois: quem é do Globo Mar também tem que ter resistência para encarar os sobes e desces das ilhas e dos seus distantes e altos faróis….
Quem visita a Ilha do Mel é apresentado ao mistério da Gruta Das Encantadas…No programa vocês vão ver as lendas que cercam a tal gruta… Eu confesso ! Sonhei com as Encantadas ! E quem não sonharia, diante de tanta beleza, sol, mar, céu azul etc…
E por último, recebemos um sopro de paixão. Não, não foi de nenhuma sereia e nem de nenhuma Encantada….Foi de uma pessoa entusiasmada com o que faz. Conhecemos a doutora Camila, bióloga e estudiosa dos botos que atravessam os mares dessa baía. A moça não para de tirar fotos. Algumas estão nessa página. É a forma que ela usa para identificar esses simpáticos mamíferos e estudar o comportamento deles na região. Mas o que nos impressionou foi a emoção dela quando aconteceu uma cena na praia. Não vou contar para não estragar a surpresa do programa. Mas posso adiantar que é um retrato perfeito do sentimento que valoriza o trabalho de cada dia. Aliás, um sentimento que se renovou dentro de mim nesta viagem pelo Globo Mar. E que coloquei na mochila do meu coração para novas aventuras. Eu espero que vocês gostem do programa. Posso garantir que foi feito com muita paixão.
Ah! E se você quer entender o título deste artigo, não perca o vídeo…… Ele explica tudinho, menos como eu consegui sentar na janelinha. Ah ! Esse é mais um segredo que ficou na Gruta das Encantadas…
Bons ventos !
Marujo Ricardo Pereira
O Globo Mar vai ao ar nesta quinta-feira, dia 3 de maio, depois de “As brasileiras”.
Fonte - Globo Mar
Nenhum comentário:
Postar um comentário